segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

TUDO MORRE

Na vida, pouco importa,
o onde, o quando ou o como.
Tudo é incerto,
 transitório e impreciso.

Tudo sempre está em fuga,
seguindo para o nada,
desaparecendo,
ou apenas indo para outro lugar.

Não espere por definições,
conclusões, razões.
Tudo, simplesmente ,morre.
Tudo acaba, desaparece.
Basta um segundo, um movimento.

Na vida pouco importa
a singularidade da existência.
Ela sempre estará em outra parte,
sempre será algo nosso
do lado de fora de outro lugar,
um além da coisa, do ato
e do acontecimento .

O que muda a vida
é a consciência súbita 
de não haver mais como continuar vivendo,
que não é possivel continuar a existir em inércia como um dia aprendemos.
Que não há mais um eu a dizer
um onde, um quando e um como;
que não há mais tempo,
que tudo se reduziu a uma indeterminação que nos transcende,
que tudo se tornou inércia, nada e silêncio.



quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A GRANDE NOITE

Tudo que me interessa
é a grande noite,
na qual me deito hoje,
despido do frio da eternidade,
das memórias e ânsias do agora,
na inconsciência da minha morte.

Sou a escuridão infinita
que me envolve, reconhece,
e, no fim de tudo, 
ignora e absorve.

A noite é a absoluta
e definidora treva
que define o próprio universo
na  transcendência da vida e da morte.

Agora, a partir de hoje,
serei para sempre noite.





terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O QUINTAL

O quintal hoje é triste,
vazio,
quase um deserto.
Sente falta dos donos da casa,
da casa, 
dos anos onde a terra era fértil
e o chão era verde.

O quintal sente falta
de si mesmo,
dos dias felizes
em que foi radical
e simplesmente
um perfeito quintal.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

A VIDA É UM ERRO DA NATUREZA

A vida é um erro da natureza,
um acidente da matéria.

A morte é sua correção.
e tudo mais é  mera quimera,
miserável ilusão ou desprezível religião.

A vida é um erro da natureza,
um testemunho da sua incorrigível imperfeição
e da irracionalidade que inspira a matéria.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

LEMBRANÇA E SILÊNCIO

Quando eu for apenas
lembrança e silêncio,
não serei refém da lei,
da ordem e da hierarquia.
Também não serei rato de laboratório
dos homens brancos e suas ciências.

Ninguém ousará saber minha vida
contra minha própria existência.
Não serei mais reduzido a objeto de Estado,
caso de polícia,
consumidor e explorado.

Quando eu for apenas
lembrança e silêncio
serei de tudo finalmente livre.
De mim mesmo estarei liberto
contra as ilusões fúteis de um ego
e das mentiras de qualquer Estado.




domingo, 3 de dezembro de 2023

A MELHOR PARTE DE MIM

Há uma parte de mim
que morre em segredo
todos os dias,
que me subtrai,
que me apaga
contra o incerto tempo
que me resta.

É uma parte 
que está sempre 
ficando pra traz,
abraçando o passado,
meus mortos e
meus silêncios.

Ela despreza a vida 
o mundo, o destino
e o acaso.

Absolutamente nada lhe importa.

Esta é a parte que me define 
através de tudo que muda
com o passar dos anos.

É a parte de mim
que nunca será "eu".

Ela é o nada que fica
depois do fim,
quando eu, finalmente,
terminar de morrer em segredo.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

QUANDO CHEGAR MEU FIM DO MUNDO

Quando chegar meu fim do mundo
espero estar 
completamente inconsciente e indiferente,
como uma estátua antiga,
entre as ruínas
de uma civilização  esquecida.

Quero escapar  a consciência,
a experiência do meu próprio fim
e me confundir com o nada
onde não há qualquer possibilidade de ser ou saber do mundo,
onde tudo é segredo,
além, impreciso.