O que mais afirma o niilismo além
da perenidade de todos os valores e realizações humanas? Deve-se também
atribuir a tal horizonte filosófico o mais absoluto ceticismo em relação á própria
condição humana e todo domínio de representações estabelecidos no plano da
linguagem. Trata-se mesmo de um profundo nadismo. O niilismo não constrói qualquer
ordem discursiva sobre o real, pois é essencialmente negativo, puro não
pensamento. Sua versão pratica seria o hedonismo, aqui entendido como imersão do plano do sensualismo, da
banalidade cotidiana da economia dos sentidos, sem qualquer objetivo ultimo ou
fundamento racional.O niilismo poderia ser resumido, tal como entendo, a máxima
de que nada leva a nada.
quarta-feira, 30 de agosto de 2017
INSIGNIFICÂNCIA
Não tenho mais lugar nesta
paisagem de tempo e mundo onde o acaso
me inventou em vida. Não me iludo mais com minha auto contemplação, com minha
ração de verdade e significações. Não há
nada mais medíocre do que levar a sério
o nada da própria existência. De um ponto de vista cosmológico, afinal, nem
mesmo existimos. Portanto, nunca esqueça de sua insignificância....
segunda-feira, 28 de agosto de 2017
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
segunda-feira, 21 de agosto de 2017
TENHO MEDO
Tenho medo dos dias,
Dos futuros, da vida
E da fatalidade que me condena
Ao esquecimento e a morte.
Tenho medo de ser eu mesmo,
Desta agonia e vontade
Que me define em existência.
sexta-feira, 18 de agosto de 2017
RESUMINDO A EXISTÊNCIA
Para mim a vida sempre foi um
problema sem solução. Nunca esperei que tudo terminasse bem e, todos os dias,
venho me preparando para o pior. Não tem outro jeito. Com o tempo você envelhece e todas as suas possibilidades,
em qualquer plano da sua existência, vão diminuindo. Você vai sumindo aos
poucos, até voltar a ser o nada que era antes do seu nascimento. Pode não fazer
o menor sentido, mas este é um breve e
preciso resumo de nossa existência.
O NÃO SENTIDO DO TEMPO
Os anos passaram.
Já não sou o mesmo.
Nem mesmo sei mais meu passado
Entre tantas incertezas de
futuro.
Minha finitude resume meus
sentimentos.
Sei que tudo se perde através da
vida.
Foi me perdendo constantemente de
mim
Que cheguei a este instante
Onde nada mais faz sentido.
Assinar:
Postagens (Atom)





