terça-feira, 26 de agosto de 2025

DEPOIS QUE VOCÊ MORREU

O passado nunca mais foi o mesmo
depois que você morreu.
Parte de mim, então, se perdeu no tempo,
desapareceu afogada em lembranças e desesperanças.

Tudo que o mundo poderia ser
morreu com você.
O que sobrou de mim 
não sustenta um amanhã
ou a potência de qualquer querer.






quarta-feira, 13 de agosto de 2025

AOS POUCOS MORREMOS

O céu lá fora
 não cabe nos olhos
enquanto o tempo passa 
contra a paisagem.

Agora é quase por do sol....
Aos poucos morremos 
e não há nada que possa ser feito
sobre isso.

A vida é um erro que não  tem concerto
e o céu lá fora nunca é o mesmo.

A vida não cabe no agora,
no céu, na paisagem ou nos olhos.

Aos poucos morremos...
e é só isso.
Viver é um inútil exercício de si,
do mundo e dos outros.




quinta-feira, 31 de julho de 2025

UM DIA NÃO SEREI MAIS NADA

Um dia não serei mais nada.
Estarei banido do tempo e do espaço
enterrado em algum  perdido e esquecido passado.

Um dia vou sumir no silêncio.
deixando um futuro pendente.
Terei , então, um grande vazio
pela frente.
Ninguém encontrará meu rastro.

Um dia não serei mais nada....
a existência é uma falsa massada.




MALDITO DESAJUSTADO

Espero jamais ser castrado,
mutilado, domesticado, assimilado,
transformado em boa  referência
e em  um cidadão produtivo, amado
e respeitável.

Espero não acabar bem quisto pela polícia,
pela igreja e pelo Estado.

Prefiro morrer odiado e marginalizado.
Nunca ser reverenciado.
mas sempre lembrado como um maldito desajustado.

 Foto: Adeodato Ramos. Líder da "guerra do contestado" tido como o próprio diabo.

terça-feira, 29 de julho de 2025

APOLOGIA A FINITUDE

Gosto da ideia de desaparecer,
escapar a prisão de ser,
superar toda necessidade e querer.

Afinal, a nada nos leva a vida.
Felizmente iremos todos morrer
 antes do fim do mundo,
do esquecimento absoluto.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

NEGAÇÃO




Tudo morre,
tudo é tempo
e o mundo é incerto.

Mas o nada transcende 
nosso entendimento.

Vivemos como se tudo 
fosse eterno,
imaginando deuses
e infernos.









quinta-feira, 17 de julho de 2025

TER, SER E MORRER

Temos um trabalho
pra ter um salário 
e sobreviver até o mês seguinte.

Temos uma casa, família,
certezas
e algumas memórias
a nos dizer quem somos
através dos anos 

Temos hábitos e rotinas
que nos devoram,
 vontades loucas que nos roubam o juízo,
alguns sonhos e filhos 

Mas um dia, sem aviso prévio ou cerimônia, tudo acaba.
A morte nos tira tudo, nos reduz a nada,
enquanto a vida continua e tudo segue sempre por um fio.