quinta-feira, 16 de março de 2017

SOBRE COMO VIVEMOS II

Existimos para a vida no continuo inventar de nossas próprias mortes. É sempre apenas menos um dia... Mas é realmente trágico quando se morre. Como pouca idade ainda não  temos consciência ou problematizamos nossa finitude. Vivemos como se tivéssemos ainda "toda uma vida pela frente". Precisamos acumular algumas boas décadas de existência para isso. 

Mas morrer jovem é algo relativo... A muitas pessoas morrem jovens. Isso não depende da idade. Mas da nossa consciência da finitude.  

SOBRE COMO VIVEMOS I

Vivemos do banal, do corriqueiro. A maior parte de nossa existência transcorre em atividades pequenas e degradáveis que apenas conduzem a reprodução de rotinas. Isso não nos impede de buscar constantemente de construir estrategias e fantasias inspiradas a "algo mais profundo" ou "significativo". Musica, livros, uma profissão, cinema e até mesmo adesão a alguma ideologia exótica ou religião, ainda são formas contemporâneas de buscar  esta "metafisica do real", seja de modo secular ou sagrado.

Nunca estamos satisfeitos ou suficientemente adaptados as circunstancias de nossa própria vida. Somos incapazes de nos entender com sua natural superficialidade. Mesmo que nossas imaginações na fase adulta sejam mais sofisticadas do que a vivenciada na infância, carregamos aquela mesma ingenuidade diante do mundo que nos faz esperar algo mais que não existe e, teimosamente, buscamos isso. 

Precisamos de significados para os nossos atos. Mas não aceitamos que eles sejam bem menores do que as nossas expectativas.

domingo, 12 de março de 2017

A VIDA É UM SUSTO

Eu respiro contra todo pensamento....
Existo tentando viver.
Insisto....
mas viver é muito pouco.
Somos efêmeros e degradáveis.
A vida é um susto.
Nada mais que isto....
aproveite o espanto.

sábado, 11 de março de 2017

LAMENTO

Tenho saudades dos tempos que já se foram de mim,
Daqueles dias em que não me tornei
Outra coisa que não fosse
O que me fez ser
Deste modo de agora.

A vida é um distância
Entre a gente e os fatos,
Uma luta contra o cotidiano
E um grito contra o tempo.

Mas queria muito saber
Quem eu seria
Se não fosse eu.

sexta-feira, 10 de março de 2017

A VIDA NÃO SE EXPLICA



A vida não se explica,
Não se pensa.
É ato continuo e provisório.
Um simples aqui e agora.

Se quer vale apena ter uma alma,
Saber qualquer imortalidade.

Vivemos morrendo desde o nascimento.
Mudando, crescendo e envelhecendo.

Nosso destino é frágil, precário
E provisório.
Tudo que podemos é inventar o momento,
Surpreender o instante.

Mas a vida não se explica...

quarta-feira, 8 de março de 2017

LUGARES E PESSOAS



Os lugares mudam na medida em que as pessoas morrem.
Cada geração inventa sua própria época.
E é preciso que as pessoas morram para que tudo mude.
Assim, o passado pouco tem a ensinar o futuro,
O  amanhã sempre desmente o ontem.
É o que faz a vida seguir em frente.
Infelizmente, existimos para morrer , para ser passado,
Acumulado e estragando,
Nas coisas vivas de épocas mortas
Onde somos  e vivemos.
O futuro já nasce caduco.

segunda-feira, 6 de março de 2017

DESENCANTO



A vida nunca foi nada daquilo que eu esperava...
Tenho escrito vazios para adivinhar o instante,
O pálido momento deste agora
Estendido até o insuportável do superficial dos fatos.
O momento pesa sobre o meu tempo vivido.
Nada é digno de algum sentido.
Ontem, hoje e amanhã...
Sempre o mesmo silencio
E esta expectativa inútil
De alguma forma esquecer a realidade.