quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

DOR E LUTO


A morte ensina o quanto, para nós mesmos, a vida dos outros pode ser mais importante do que a nossa,
O quanto a perda ensina o amor mais sublime.

A insignificância que sentimos através de um silêncio que se afirma como definitiva saudade, acorda um querer que alucina. É uma catástrofe pessoal da qual nem todos se recuperam.


terça-feira, 9 de janeiro de 2018

NÃO LEVE A VIDA MUITO A SÉRIO

Levar a vida demasiadamente a sério é fazer de conta que a morte é uma grande piada. Mas a consciência da finitude nos leva a certa humildade diante do tempo. Deixamos de venerar as realizações humanas. Uma vida plena é essencialmente lúdica e pede um pouco de música. Infelizmente, a consciência da finitude é uma consequência do envelhecimento. 

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

SEM GARANTIAS....

A vida não segue um roteiro definido pela vontade de quem vive. Tudo é assustadoramente aleatório e incerto, por mais que pareça inevitável o fato de que um dia seguirá a outro dentro de alguma rotina.


Mas de uma hora para outra podemos tropeçar em qualquer pequeno ou grande desastre desconstrutor de expectativas. Muita coisa sempre pode acontecer.... Não há garantias em relação a nada.

NULIDADE

A revolta ou a indiferença,
Todas as possibilidades de nossa existência,
São igualmente irrelevantes.

Não importa o que você pensa.
Outros pensarão o mesmo em seu lugar.
O pensar de um não faz diferença.
Segue diluído na imaginação coletiva
Reduzido a fluxos de informações.

Dentro de alguns anos
Ninguém lembrará do seu rosto
Ou saberá o timbre da sua voz.

Ninguém é realmente importante.


terça-feira, 2 de janeiro de 2018

CASA VAZIA



A casa vazia,
Embrulhada em silêncios,
Ignora minhas lembranças.

Não é mais a mesma.
Despida de seus habitantes
Não passa de uma casca.

Se quer existe no tempo
Ocupando espaço.
Não diz o presente,
Não possui endereço...

Se quer parece uma casa

De tão abandonada.

MORRER EM VIDA

" O materialismo conduz à serenidade.A morte supõe a abolição do arranjo do que nos possibilita fruir ou sofrer. Portanto,  nada a temer da morte. É antes que ela produz seus efeitos: nos aterrorizando com a ideia do que nos espera. Mas não presentifiquemos a negatividade. A sua hora já será o bastante. O essencial consiste em não morrer em vida, logo em morrer vivo- o que não é o caso de certo número de pessoas mortas há muito tempo por nunca terem aprendido a viver, logo por nunca terem vivido de verdade."
Michel Onfray in A Potência de Existir

A maior tragédia da existência é não viver, mas apenas reproduzir a vida mecanicamente como fato biológico.

O mundo é um grande cemitério de seres vivos. Não somos educados para viver, para levar as últimas consequências o acontecer de nós mesmos como devir. Para a maioria das pessoas viver é algo que vemos apenas nos arquétipos dos filmes. Uma vida autêntica é como um sonho distante , um ideal perdido, diante do vazio do simples cotidiano.