sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

PEDAGOGIA DA MORTE

Tenho me embriagado de morte.
Mas ela sempre me escapa e se apresenta como vida.
Diz muda que eu já não existo.
O mundo me ultrapassa.
A morte se apresenta como uma ideia:
O nada é aquilo que somos.
A vida é ilusão.
Não existe qualquer verdade que nos livre desta lição.

O ANIMAL, O HOMEM E O CORPO


O animal que diz o corpo...
 É isso que sou sem saber.
Apenas a consciência do animal
Que quase não percebe o corpo.
O animal contra a ilusão do humano.
O corpo que inventa o animal.
Nenhum deles irá sobreviver.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

AOS PREPOTENTES DEFENSORES DA VERDADE


Aqueles que se orgulham demasiadamente da persona que comunicam ao mundo, possuem o temperamento de uma criança. Embriagam-se de narciso como dementes. Temem sua própria sombra, pois no fundo são inseguros e carentes. Estão sempre em busca de aprovação. Para tanto julgam os outros e elevam as alturas vertiginosas do verdadeiro suas próprias verdades.

Como são tolos estes orgulhosos escravos  da vaidade e da verdade! A gloria que sonham é sua prisão, sua ilusão e seu pesadelo.

DICAS SOBRE AUTOAJUDA


Uma premissa é elementar: Não existem respostas. Você terá problemas, duvidas e angustias para o resto da sua vida. Desconfie de quem lhe diz algo diferente disso.

Você pode até achar que este ou aquele sistema de pensamento, religião ou filosofia, pode fazer alguma diferença. Mas no fundo isso não passa de uma cômoda ilusão. Nada fará diferença na sua vida. Você sempre carregará nas costas o peso de suas limitações e angustias. Não tem como ser diferente. Esqueça todas as besteiras que circulam por ai sobre bem estar e felicidade. Apenas viva sua vida sem ilusões sobre a possibilidade de tudo poder ser mais fácil.  Self made man é um conceito para tolos e desocupados. A menos é claro que você seja o autor de uma destas formulas mágicas de charlatanismo verbal pseudo existencial. Neste caso, venda livros e soluções fáceis para questões complexas. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

VIVA O DIA DE HOJE


As épocas passam,
As pessoas morrem
E a vida segue.
O resto é silêncio,
Esquecimento, vazio.
Viva o dia de hoje...
Mas ele não significa nada.

BANALIDADE HUMANA


Neste dia que me contem em expectativas pouco espero de hoje e de sempre. Os fatos serão sempre os mesmos. Não importa o quanto as coisas mudem, seguirei sem entusiasmo os ritmos de manada, terei todas as opiniões e sentimentos que me forem possíveis. Permanecerei quem sou através da velhice até que não me seja possível ser. O roteiro de uma existência é tão previsível que a vida se reduziu a uma banalidade. Somos equivalentes uns aos outros como peças de reposição. Do que vale ser um indivíduo em tempos de tanta igualdade?   


sábado, 5 de janeiro de 2019

EXISTIR COMO SILÊNCIO

É triste quando nossa existência se converte em silêncio.
Um silêncio que perambula,
Que grita,
Que sente e deseja,
Mas permanece invisível.
Um silêncio que somos e que não somos
Na prisão de uma existência muda.