domingo, 30 de junho de 2019

ANTES DE MORRER


Antes de morrer espero encontrar o perfeito tédio de viver,
Ser sem sobressaltos,
Acontecer pequeno
No equilíbrio perfeito
Entre o passado e o presente.
Espero fazer um dia
Tudo ser diferente,
Inocente e intenso.
Antes de morrer espero, simplesmente,
Sentir que eu existo,
Indiferente e através  de todas as coisas
Do mundo.

MORTE, ESQUECIMENTO E INSIGNIFICÂNCIA

A morte e o esquecimento é  nosso destino. Mas quem disse que a vida nos torna visíveis? Nossa presença  é  fraca e realiza apenas nosso anonimato.

Não  importa o valor que atribuímos a nossos atos ou a satisfação que atingimos com nossas realizações  de momento.  Tudo que somos se resume a nada. A morte nos impõe  silêncio,  desaparecimento e esquecimento. Isso é  tudo.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

O QUE AINDA NOS RESTA?


Somos vitimas e atores do espetáculo de um ininterrupto florescer de ruínas.
Transitórios e precários, adivinhamos na singularidade de cada morte,
O insaciável apetite do nada, do vazio.

O que ainda nos resta?
O passado nos angustia
E faz das permanências e da memória
Um campo impessoal de desastres.

A forma-homem é a mais patética das ilusões da consciência.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

DIAS PIORES

Sei que amanhã sentirei saudades dos dias ralos de hoje. O pior da vida sempre estará por vir. Isso se torna cada vez menos questionável na medida em que envelhecemos.

MORTE E DESIGUALDADE

 Inventamos os cemitérios para contaminar o morrer com a mercantilização e projeção de nossas desigualdades sociais no pós vida.

Cada um morre de acordo com o que tem,
mesmo que todos igualmente apodreçam.

PENSAR A MORTE

Pensar a morte é um esforço contínuo para torna-la mais verdadeira do que ela mesma.

É quase uma liturgia tetrica, uma investigação da vida através do seu avesso, do seu fundamento invisível é intangível.

A morte é o mais autêntico dizer da filosofia.

MOMENTOS

Todos os momentos passam. Mas o MOMENTO persiste depois que morremos. Mesmo que seja outro, mesmo que não seja nosso. 


Só o MOMENTO goza da sedutora ilusão da eternidade, pois dele se esvai qualquer substância em sua caótica infinitude.

Nossos momentos morrem para viver o MOMENTO....