segunda-feira, 9 de outubro de 2017

TESTEMUNHO DE UM CONFORMADO

Estava acostumado a sofrer os fatos,
A seguir sempre em frente,
Indiferente ao mundo
E as mazelas da realidade.
Eu era um conformado
Que como todos os outros
Habitava silêncios.
Seguia a vida comum
Em suas receitas coletivas
Sem grandes esperanças ou expectativas.
Eu era apenas um numero
Dentro de tantas estatísticas.

Eu era menos que nada.

O TEMPO PASSA ENQUANTO MORREMOS

A verdade é que o tempo passa,
A gente muda para continuar o mesmo
Enquanto o corpo definha
E a vida se esgota aos poucos.

Somos apenas animais dóceis
Seguindo o fluxo da sociedade.

Achamos que temos alguma dignidade,
Mas não somos nada em nossos atos.

A verdade é que o tempo passa
Consumindo nossas vidas inúteis.


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O INVISÍVEL DA DECOMPOSIÇÃO HUMANA

A saúde pública foi reduzida a uma grande indústria que vive da iminência da morte, da fragilidade humana e da progressiva decadência de nossos corpos. A saúde pública é hoje em dia um grande pesadelo. Mas sua pior face fica escondida nos  cotidianos dos hospitais. Ela é invisível e nem merece a atenção mais crua dos jornais.


Mas neste exato instante em um leito hospitalar a vida de muitos jaz reduzida a um pesadelo. É claro que não pensamos sobre isso, mas nas promessas de felicidade nas propagandas de cerveja ou de creme dental. A decomposição humana nos é um fenômeno quase  invisível.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O CORPO HUMANO

O corpo humano é tudo que nos define,
Seja como vivos,
Seja como mortos.
No primeiro caso
Como presença,
No segundo como ausência.
O fato é que tudo é e acontece
No corpo.

PORTA VOZ DA ANGUSTIA

Não temo propriamente a morte. Meu receio é constatar diante de sua iminência que a vida não foi tudo aquilo que poderia ter sido. É  esta perda de mim mesmo no tempo vivido que me apavora todos os dias. É contra a nadificação cotidiana do mimetismo social que me insurjo como porta voz da angustia. Uma angustia  que de tão minha é de todos nós. 

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

MUDANÇA

Não espere que nada mude a sua vida. O tempo passa e as coisas simplesmente acontecem, apesar das tantas coisas que você faz para se sentir no controle da situação. Uma hora tudo fica diferente porque, simplesmente, não há como continuar como está. As situações se degradam, as pessoas envelhecem, os lugares mudam. Mas você nem se dá conta disso direito, até que envelhece e se torna um trapo, um resto de si mesmo.

Não espere que nada mude a sua vida, pois ela muda o tempo todo... até desaparecer.



COMO EU EXISTO



Tudo que para mim existe em concretude é o efêmero e o perene acontecer tacanho da vida cotidiana. As pessoas que amei, os lugares que frequentei, são todo o meu mundo e toda verdade que me oferece a humanidade. E tudo cabe em menos de um segundo de eternidade... Tudo é menos que nada. Eis a desmedida do mais elementar absurdo! Existo no acontecer pequeno deste mínimo que me ultrapassa...