segunda-feira, 24 de julho de 2017

A DITADURA DA BIOLOGIA

A Humanidade existe apenas como espécie. Não há como libertar o meu eu deste acontecer coletivo  que é nossa condição biológica.  Pois este eu que me cria como uma presença é mero exemplo desta condição impessoal que é minha própria condição humana. O que eu sou é o que todos somos. Mesmo quando me considero como singularidade sei que replico comportamentos  socialmente estabelecidos, mesmo que  especificamente codificados a minha experiência biográfica.


Mesmo assim, só existem indivíduos, mas sua existência é mediada pelo impessoal de seu comportamento mais elementar, pela apropriação simbólica do mundo e de outros indivíduos. Deste modo, se existem apenas indivíduos, eles existem como espécie, como “humanidade”.  A morte de um não compromete, por exemplo, o viver dos outros, mas é até mesmo um de seus pressupostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário